COMO APRENDER A DESENHAR? LEIA SEGREDO REVELADO!

O ato de desenhar é uma das primeiras habilidades que praticamos desde quando éramos crianças.
Os materiais nunca precisaram ser complexos, era somente necessário um lápis e papel para nos entreter por horas e horas fazendo nos perder na imaginação de cores, objetos, formas de animais, pessoas, texturas e até a criar histórias a partir dessas formas de desenho. O tempo vai passando e surge sempre a necessidade de sempre desenvolver a habilidade de desenhar e isso se torna aparente quando o seu traço começa a se tornar mais realista e rico em detalhes.

Por isso, umas das melhores dicas de como aprender a desenhar são:

Para aprender desenhar, sempre inicie o seu desenho com um esboço;

Sempre use lápis de grafite ou até mesmo de carvão, traceje linhas leves para que sirvam de base para o seu desenho;

Não precisa fazer demasiada pressão no lápis ao desenhar;

Na etapa de esboço do desenho, aplique pouca pressão e faça traços mais leves até o momento em que perceba que o seu desenho começa a tomar forma.

Perceba que seu desenho é composto de formas geométricas. Ao fazer esse exercício todos dos dias vai perceber ao decorrer do tempo que estará fazendo tudo isso de forma automática e é pelas formas geométricas que os desenhos ficam na medida do tempo melhores, com maior gama de detalhes.

Sempre repita os desenhos, é importante para como aprender a desenhar bem, desenhar e praticar todos os dias, pois dedicação é tudo nesse aprendizado.

como-aprender-a-desenhar

DICAS DE COMO DESENHAR BÁSICAS

Para a primeira dicas é simples, simplesmente desenhe o que você enxerga diariamente, exemplo, objetos simples ( frutas, decorações da casa) e evolua para objetos mais complexos como um guarda-roupa e até o rosto das pessoas. Na medida que perceber que está ficando melhor e conseguindo reproduzir bem, as ideias virão automaticamente para o papel.

Um bom exercício, tenha uma ideia de personagem para uma história, pense nos detalhes como a roupa que ele irá vestir, o tipo de cabelo, a expressão facial, qual emoção ele vai reproduzir nos olhos e qual pose e ângulo você vai desenhar ele, lembrando que desde o tipo de cabelo até a pose vai representar quais as características comportamentais do personagem, isso claro se tiver treinado e aperfeiçoado em exercícios anteriores as partes do corpo, aí será fácil reproduzir todas essas ideias. que aprender a desenhar de verdade conheça o método fanart CLIQUE AQUI.

Não precisa adicionar muito complexidade no início, se preocupe no mais simples como na clássica cesta de frutas e até mesmo em uma casa. Pratique esses objetos muito, desenhe várias versões do mesmo objeto. Um exemplo, se estiver desenhando uma casa, observe o seu primeiro desenho e verifique o que está ruim e tente desenhar novamente para melhorá-lo. Depois de avaliar, faça uma lista do que você pode consertar e desenhe a nova versão melhorada. Faça isso diariamente e compare ao primeiro desenho, você vai perceber que estará melhorando muito.

Outra dica é desenhar a maior quantidade de vezes possível. Quanto mais você praticar e desenhar, maior resultado vai conseguir. Pratique o hábito de desenhar em todas as ocasiões necessárias, vendo televisão, falando ao celular, conversando.Desenhe formas básicas mesmo, para melhorar o traço.

Pratique utilizando as formas básicas e simples. Essas formas serão as responsáveis por formar a sua base de desenho e facilitarão quando partir para as mais difíceis.

Desenhe círculos, triângulos, retângulos, losangos e quadrados. Se desafie diariamente a progredir, tornando as formas cada vez mais perfeitas e faça variações dessas formas baseada em tamanhos diferentes.

Repetindo e aprimorando, você vai chegar em um ponto em que vai conseguir reproduzi-las tranquilamente.

Aprender Desenho Realista à Lápis agora ficou fácil

Aprender a desenhar é o sonho de muita gente, desde quando são pequenos.

Quem nunca ficou admirado vendo o amigo desenhar de uma forma única, enquanto você fazia um desenho horrível?

Todo mundo diz que desenho é questão de ter dom. Em alguns casos, isso pode até fazer sentido, pois muitas crianças têm habilidades para conseguir desenhar de uma forma muito real.

Entretanto, outras pessoas que não conseguem desenhar direito também possuem capacidade de aprender. Tudo depende do tamanho da disposição que ela possui.

Qualquer pessoa é apta a aprender a desenhar, basta ter força de vontade e buscar formas que realmente as ensinem.

Porém alguns passos são importantes, e a metodologia quase sempre é mais importante do que já nascer com algum dom.

Quem sou eu?

Caro artista, meu nome é Carlos Damasceno e nos últimos 6 anos eu tenho me dedicado cada vez mais ao Desenho Realista a Lápis.

Como um desenhista profissional muitas vezes escuto a pergunta: quando você começou a desenhar? Ou em outras palavras, há quanto tempo você é desenhista?

Eu tentei responder a esta pergunta, mas a verdade é que eu não sei exatamente. Eu sei que, desde que me lembro, eu sempre desenhei. A maioria das crianças gostam de desenhar como um de seus passatempos. Eu acho que sempre desenhei.

E com o passar do tempo, também passei a me dedicar a ensinar essa arte a meus alunos e muitos conseguiram desenhar muito bem! E foi durante essas aulas que eu fui descobrindo que existiam algumas técnicas básicas que faziam com que qualquer pessoa pudesse fazer um desenho realista. Percebi que haviam alguns segredos…

E nessa página eu vou contar para você três desses segredos. Continue lendo e eu vou te mostrar quais os meus 3 segredos para fazer Desenhos Realistas a Lápis…

…mas antes, deixa eu te contar um pouco mais da minha história com o desenho…

O início da minha carreira como Desenhista Realista de Retratos foi uma luta. Os meus desenhos de retratos não ficavam muito realista no início. Obviamente, eu não fiz muitos desenhos nessa época.

Parecia que eu nunca iria conseguir fazer uns desenhos que ficasse realmente realista!

Fiz um Curso de Desenhos e comprei alguns livros e DVDs, mas mesmo assim, não conseguia alcançar o realismo que eu precisava.

Ainda me lembro de um retrato à lápis que eu tentei fazer em 2002, quando pensava já ter atingido meu potencial. Eu pensei que o desenho tinha ficado bom e por isso compartilhei com todos os meus amigos, mas eles riram do meu desenho!

Acredita que alguns dos meus amigos me disseram para desistir?

Bem… olhando para aquele desenho agora, eu realmente vejo que não era tão bom realmente! Até hoje eu ainda tenho esse desenho…e como você pode notar, o desenho está cheio de falhas, o sombreado muito riscado, o tom da pele se confunde com os outros tons, a camisa e o braço estão da mesma cor, realmente não está um Desenho Realista.

Descubra Como Desenhar

Desenhar é uma atividade que nos acompanha desde á infância. E foi a primeira brincadeira das maiorias das pessoas.

Com lápis e papel na mão, passávamos horas imaginando formas, cores, texturas e histórias em cima dos desenhos. E conforme o tempo vai passando, é natural que apareça o desejo de melhorar cada vez mais os desenhos, torná-los mais realistas e detalhados.

E se você sempre gostou de desenhos, e quer saber como aprender a desenhar, veja as dicas abaixo:

Uma das principais dicas para você aprender desenhar é começar fazendo um esboço do desenho.
Utilize um lápis de grafite ou carvão, e faça linhas leves, que serão a sua base para fazer o desenho.

Não faça muita pressão no lápis.
Nessa primeira fase, que é o esboço do seu desenho, você deve fazer traços mais leves, até que o seu desenho vá tomando forma.

Tente identificar as formas geométricas que compõem o seu desenho. Fazendo esse exercício regularmente, você verá que com o passar do tempo, isso se tornará algo automático, e é a partir das formas geométricas que os seus desenhos ficarão cada vez mais bonitos e realistas.

Repita os seus desenhos quantas vezes for necessário. Para que você siga o caminho de como aprender a desenhar bem, a prática e dedicação são fundamentais.

Veja no vídeo abaixo mais algumas dicas super legais para você o período em que você está aprendendo a desenhar:

Como Fazer Desenhos Incríveis e Realistas?

Independentemente de você nunca ter desenhado, já desenhar algo, ou já ser um profissional da área, técnicas novas são sempre bem-vindas.

Os apaixonados por desenho gostam de sempre se atualizar, tornando seus desenhos cada vez mais modernos e cheios de personalidade.

E para você aprender como fazer isso, com o apoio de um profissional internacionalmente conhecido, foi criado o curso Aprenda a Desenhar do Zero.

Esse curso foi criado por Ivan Querino, que é um ilustrador, palestrante e empreendedor, e tem o objetivo de ensinar ás pessoas todas as técnicas de desenho, desde as mais básicas, até técnicas avançadas para fazer desenhos de rostos, animais, pessoas, paisagens, objetos e etc.